Como criar conteúdo de alta qualidade e impulsionar o SEO

Profissionais de marketing apontam conteúdo de qualidade como essencial para o SEO em 2024 e especialistas destacam como criar conteúdo de alta qualidade


Em 2024, o SEO está mais focado do que nunca em entregar conteúdo de alta qualidade. Uma pesquisa recente da BrightEdge revelou que 68% dos profissionais de marketing consideram o conteúdo de qualidade como o fator mais importante para o sucesso do SEO. Mas, diante de tantas mudanças a atualizações no algoritmo do Google, qual será a nova fórmula mágica para criar conteúdo que impulsiona as posições nas SERPs? De acordo com especialistas, a resposta pode estar no EEAT, (Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança), conceitos que têm guiado as estratégias dos especialistas.

Para Iara Zen, especialista em SEO e proprietária da Descomplica SEO, EEAT não é apenas um critério, mas o alicerce que sustenta a eficácia do conteúdo na era digital. “Independente de ter um blog, site institucional ou e-commerce, sua marca precisa criar autoridade no mercado. Isso se faz criando conteúdos que refletem conhecimento no assunto e que realmente ajudam o usuário. EEAT é tudo!”, exalta.

Zen enfatiza que, com a ascensão da inteligência artificial, ficou mais fácil produzir maior quantidade de conteúdo, mas isso não significa que a qualidade acompanha esse volume. “A experiência e especialidade são o que realmente fazem a diferença. Afinal, quem você preferiria que operasse seu coração: um médico ou um mecânico?”, compara a especialista em entrevista ao Portal SEO.

Auxílio na decisão de compra

Para avaliar se um conteúdo realmente se destaca, antes de mais nada, é necessário verificar seu posicionamento na SERP (Search Engine Results Page) e, para Iara, diversas ferramentas podem ajudar nessa tarefa. “Depois disso, avalie como o conteúdo foi elaborado, se é direto ou oferece uma introdução mais detalhada. Também observe as estratégias usadas, como imagens, vídeos, e a inclusão de entrevistas com especialistas”, orienta.

Segundo Júlia Neves, fundadora da Optimiza Marketing e professora da ESPM, o conteúdo de qualidade também é decisivo para lojas virtuais. “As páginas de categorias de e-commerces que trazem conteúdos que auxiliam na decisão de compra têm se destacado bastante. Posts de blog bem escritos, com maior profundidade, também têm sido bem valorizados pelo Google”, ensina.

Menos ferramentas e foco no usuário

A especialista em SEO, Iara Zen, entende que, quando se trata de ferramentas para SEO, menos pode ser mais. “Você não precisa de uma diversidade de ferramentas para criar conteúdo de qualidade. Com o SEMRush e a versão gratuita do ChatGPT, já é possível alcançar bons resultados”, diz.

Criar conteúdo com foco no usuário, em vez de apenas agradar aos algoritmos, é o segredo para conteúdo de qualidade, de acordo com Zen. “Concentre-se em ajudar realmente o usuário, respondendo às suas dúvidas e necessidades”, aconselha. “Não basta apenas seguir as regras técnicas do SEO. É preciso entender a intenção de busca do usuário e entregar o conteúdo certo no momento certo. Em 2024, entregar o conteúdo certo para cada momento do usuário é mandatório”, completa Júlia Neves.

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