Pesquisas mostram que a cada 10 sites criados, 6 são feitos com WP e especialista vê concorrente com maior facilidade de uso
Existem milhares de sites sendo criados todos os dias e uma das ferramentas mais usadas para isso é o WordPress por causa de um detalhe fundamental para qualquer empresa hoje em dia: configuração de SEO. Atualmente, para cada 10 sites criados no país, 6 deles são desenvolvidos com WordPress, segundo a W3Techs, empresa de pesquisa em tecnologia web.
Ao todo, existem aproximadamente 900 mil instalações feitas na versão brasileira da ferramenta, o que representa pouco mais de 2% dos 38 milhões de sites WordPress ativos em todo o planeta. Por outro lado, quando se trata de plataformas para e-commerce, o WP não apresenta o mesmo desempenho. Já os dados da BuiltWith, ferramenta de criação de perfil de sites, as plataformas Wix e Shopify são as maiores distribuidoras da tecnologia de vendas online, ambos com 22% de participação no mercado.
De acordo com Daniel Paz, especialista em WordPress e SEO, entre todas as otimizações que o WP oferece para as estratégias de SEO, existem 3 que considera mais importantes. “URL amigável, compatibilidade com formato de imagem e o controle sobre os rastreadores do mecanismo de pesquisa. As demais necessidades de SEO são completamente supridas através dos plugins do WordPress que expandem completamente a capacidade do CMS”, explica.
Plugins e concorrência
Para Daniel, as opções de plugins oferecidas pelo WordPress são os aspectos mais importantes que diferenciam a ferramenta dos seus concorrentes. “É muito mais fácil otimizar um site para SEO que foi construído com WordPress do que qualquer outra plataforma. Os plugins mais estratégicos são Yoast ou Rank Math para configurações de mapa do site, links estruturados, título, meta-descrição, além de redirecionamentos, o que é essencial para um SEO técnico bem feito”, diz o especialista.
Daniel também destaca outros plugins importantes e que devem ser usados em sites WP, como WP Rocket, Perfmatters e Litespeed Cache, para otimização de performance e cache. Sobre as desvantagens que o WordPress tem em relação ao seu principal concorrente no mercado, o Wix, Daniel reconhece. “Acredito que o Wix seja ainda mais fácil de utilizar, porém, no quesito SEO, o WordPress leva vantagem pelo controle sobre o código gerado. Eu uso e recomendo por ser opensource, ou seja, permite a modificação de temas e plugins”, completa.
Fontes:
https://danielpaz.pro/
https://w3techs.com
https://www.yogh.com.br
https://wordpress.org
https://wix.com