Como gerar resultados de SEO sem estar na 1ª página

Para muitos profissionais de SEO e, principalmente, clientes que contratam o serviço de otimização para buscas orgânicas, aparecer na primeira página de resultados do Google é a única coisa que importa. Mas, para outros especialistas do segmento de Search Engine Optimization, nem sempre aparecer na concorrida primeira página define o sucesso de uma estratégia. Durante o SEO Summit 2023, evento online que aconteceu em setembro e reuniu os  principais nomes do segmento no Brasil, entre eles, Iara Zen (foto), especialista em SEO e criadora do site Descomplica SEO, que palestrou sobre o tema “Você não precisa ser o número 1 para gerar resultados!”.

De acordo com a especialista, um e-commerce pode ter aumento em diferentes aspectos do SEO mesmo sem estar em primeiro lugar no Google e nem mesmo na primeira página de resultados. Em entrevista exclusiva para o Portal SEO, a criadora do Descomplica SEO fala sobre a importância do SEO para a estratégia do seu negócio; formas de gerar maior valor para os usuários; e ainda traz algumas dicas para os profissionais da área. Confira a entrevista.

[Portal SEO]: Como gerar resultados no SEO mesmo sem estar nas primeiras posições do Google?
Iara Zen: O SEO dá resultados, esse é o primeiro ponto. O segundo ponto é focar em como o SEO pode gerar resultados. Se o seu cliente é um ecommerce, por exemplo, ele não está interessado em alcançar a primeira posição do Google, necessariamente. O foco dele é vender e esse deve ser o objetivo da sua estratégia de SEO. Alcançar a primeira posição será uma consequência dela.

Apresentei um case no SEO Summit de um cliente que teve um aumento de 184% em impressões, 173% em cliques e melhora de 52% na posição média do domínio, mas ele não estava na 1° posição no Google, nem na 1° página de resultados. Por isso, cuidem em focar apenas em resultados de SEO e, principalmente, saibam como comunicar essa informação para o seu cliente. Assim, ele entende melhor o valor e a importância por trás desses resultados e do seu serviço. 

[Portal SEO]: Qual a importância do SEO para a estratégia de Marketing do DescomplicaSEO?
Iara Zen: É simplesmente tudo. Como especialista em SEO, meu foco é totalmente orgânico desde o início. Claro que, por esse motivo, eu tinha em mente que os resultados viriam no longo prazo. Entretanto, podemos dizer que em 6 meses evoluímos muito. Para um domínio recente e site completamente novo, já tivemos uma melhora de mais de 20% na posição média do domínio no Google. 

Participamos do maior evento de SEO do Brasil como palestrante e também tivemos crescimento nas redes sociais. E a melhor parte de tudo isso é que não foi necessário investir nem R$1,00 para alcançar esses resultados. Contudo é algo que precisa ser feito com estratégia, esforço e um pouco de paciência.

[Portal SEO]: O que é preciso para construir uma estratégia de SEO que gere maior valor para os usuários?
Iara Zen: É sair do pensamento “técnico de SEO” e focar em como o SEO pode gerar resultados para o cliente. O SEO não é sobre melhorar uma title tag com excesso de texto ou incluir palavras-chave na descrição do produto. É entender que aquela página não está recebendo cliques nos resultados do Google e, por isso, além de uma title tag mais atrativa, você precisa de um CTA para chamar atenção.

Quando um usuário chega até a página de um produto no e-commerce e não finaliza a compra pode significar que ele ainda tem dúvidas sobre o item e, por isso, podemos incluir mais informações na descrição, por exemplo. O usuário sempre dá pistas do que pode ser melhorado e, para construir uma estratégia de SEO que gere valor para ele, é preciso saber analisar os dados e criar uma história.

Entenda a jornada do usuário, quais dificuldades teve no site, acompanhe o que o concorrente faz de diferente e, então, use o SEO para melhorar esses pontos. Alcançar a primeira posição no Google é um bom resultado? Depende. Esse dado não significa nada se a palavra-chave tiver baixo volume de pesquisas.

[Portal SEO]: Quais dicas você daria para os profissionais de SEO que estão iniciando nesta área?
Iara Zen: Entre os diferentes cursos de SEO que fiz, alguns mais técnicos, outros mais focados no mercado, nada me ensinou mais do que a prática. A primeira dica é: estratégias de SEO para clientes do mesmo nicho não significa que os erros ou acertos funcionam da mesma forma com todos. Segunda dica: os profissionais de SEO devem ser curiosos, buscar informação e ir atrás de respostas. Por fim, o SEO precisa conversar com a equipe de branding, mídia paga, desenvolvedores e assim por diante, porque isso ajudará a entender melhor os problemas e ter novas ideias para melhorias e otimizações. Assim, podemos fazer com que mais pessoas compreendam e conheçam o serviço de SEO.

Fonte:
https://descomplicaseo.com.br/

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