Como os profissionais de SEO devem se preparar para o futuro

Especialista destaca dicas como aplicação de IA no dia a dia e experiência com novos mecanismos, plataformas e métricas

As últimas novidades no mercado digital, especialmente o uso de Inteligência Artificial em estratégias de marketing, ligaram o alerta em muitos profissionais de SEO em todo o mundo. De acordo com Helen Pollitt, chefe de SEO da Car&Classic, site de classificados e leilões de veículos diferenciados, existem mudanças importantes no horizonte que podem impactar o profissional de SEO. “Muitas empresas estão à procura de formas de reduzir os custos operacionais através da introdução da IA ​​para substituir funções e resultados. Mas, automatizar processos ainda requer o conhecimento e as habilidades de um profissional para criar a automação”, afirma.

A especialista também acredita que outras plataformas de pesquisa podem se tornar mais populares principalmente porque a Geração Z está cada vez mais consciente do impacto social e ambiental das suas ações e, em breve, isso pode impactar a escolha, inclusive, do mecanismo de pesquisa. “O impacto ambiental dos enormes servidores necessários para alimentar um motor de busca como o Google ou o Bing não é inconsequente. Poderemos ver esta geração optando por um motor de busca mais ambientalmente consciente”, explica Pollitt.

A chefe de SEO da Car&Classic deu algumas dicas para profissionais de SEO diante do cenário que os espera para o futuro. O Portal SEO compilou os principais trechos de sua publicação. Confira:

IA como aliada

“Abrace a IA ao invés de ter medo dela. Acostume-se com o fato de a IA fazer parte de sua função de trabalho. Usá-la em sua função de especialista em SEO significa que você está pronto para demonstrar como ela o torna mais eficiente, liberando seu tempo para cuidar dos aspectos que ela não pode te substituir. Embora a IA possa ser capaz de ajudar, é improvável que seja suficiente para substituir a função de um profissional de SEO.”

Experimentar novos mecanismos de buscas

“Considere ampliar sua experiência com mecanismos de buscas como Ecosia e DuckDuckGo. Como profissionais de SEO, muitas vezes focamos nossos esforços apenas nos principais mecanismos de pesquisa de nossa região. Embora haja semelhanças na forma como classificam o conteúdo, eles não são idênticos. Você pode começar a experimentar para descobrir o que funciona bem com esses mecanismos de pesquisa mais especializados.”

Além das plataformas tradicionais

“Comece a aplicar suas habilidades além das plataformas de pesquisa tradicionais e desenvolva sua experiência prática de otimização para outros tipos de funcionalidades de pesquisa como o TripAdvisor, por exemplo.”

Abordar outras métricas

“Vá além das métricas de tráfego para demonstrar resultados porque as principais métricas, como impressões e sessões, podem se tornar menos impressionantes. Precisamos começar a abordar outras métricas como medida do nosso sucesso.”

Adaptação

“Haverá muitas mudanças acontecendo na indústria de buscas nos próximos anos, no entanto, como profissionais de SEO, precisaremos nos adaptar e abraçar novas tecnologias e plataformas.”

Fontes:
https://www.carandclassic.com/
https://www.searchenginejournal.com
https://duckduckgo.com/
https://www.ecosia.org/

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