Como o link building pode alavancar seu e-commerce

Especialista em SEO e link building mostra segredos para lojas online conquistarem backlinks de qualidade para aumentar a autoridade


Não é surpresa que o link building fortalece a autoridade de domínio de um site e só por esse motivo já é considerada uma das ferramentas mais eficazes de SEO para aumentar a visibilidade de uma loja online para quem usa os buscadores da internet. Os chamados backlinks de qualidade são, basicamente, os sites mais bem posicionados de um nicho específico recomendando um link para o seu usuário. Este link é, normalmente, a URL de um site que passa a ser percebido pelos algoritmos como relevante para aquele determinado assunto e isso influencia no seu melhor posicionamento nas SERPs, ou páginas de resultados dos motores de busca.

Diante das recentes mudanças nos algoritmos de buscas, saber o que caracteriza um backlink de qualidade aumenta a relevância para o usuário e, consequentemente, para os motores de buscas. Henrique Morgani, especialista em SEO e em link building na agência Hedgehog Digital, comenta sobre a importância dessa estratégia para o sucesso dos e-commerces e compara a relevância e a autoridade dos sites de origem dos backlinks com as recomendações profissionais que, quando vêm das fontes certas, podem ser decisivas para a credibilidade de um site.

Em entrevista exclusiva para o Portal SEO, Morgani fala sobre as melhores práticas para gerar backlinks, desde a criação de conteúdos valiosos, como guias e estudos de caso, até a construção de parcerias estratégicas com outras empresas e influenciadores. Ele compartilha métricas essenciais para monitorar a eficácia da estratégia e prevê um futuro promissor para o link building, integrado com outras áreas do SEO e exigindo cada vez mais conhecimento abrangente dos profissionais da área. Confira a entrevista na íntegra.

[Portal SEO] Por que o link building é crucial para e-commerces?
Henrique Morgani: Quando falamos de link building, gosto de relacioná-lo diretamente com a Autoridade de Domínio de um site. Com uma boa estratégia de link building, uma loja online pode alcançar o topo da SERP e ultrapassar seus concorrentes. Isso porque os links de qualidade aumentam a autoridade do domínio, destacando o e-commerce entre os demais.

[Portal SEO] O que torna um backlink de qualidade?
HM: Um backlink de qualidade é conquistado de forma orgânica, vindo de um site que tenha relação com o nicho do e-commerce e onde a inserção do link faça sentido. Mesmo que o usuário não clique no backlink, ele precisa perceber a relevância daquela inserção, vendo que está diretamente ligada ao conteúdo que está consumindo. Se você agrada o usuário do site que inseriu o backlink, o Google considerará esse link valioso.

[Portal SEO] Qual a importância da relevância e autoridade dos sites de origem?
HM: Gosto de comparar os backlinks com indicações: imagine que o site que recebe o link é a pessoa indicada e os sites que linkam são as pessoas que indicam. Se diversas pessoas aleatórias começam a te indicar para uma vaga, mas não têm relevância para o emprego que você quer, isso não ajudará muito. Agora, se outro candidato recebe uma indicação da maior referência da área, essa única indicação tem muito mais peso. Portanto, a relevância e autoridade dos sites que linkam ao seu e-commerce são cruciais para a eficácia da estratégia de link building.

[Portal SEO] Quais os tipos de conteúdo que tendem a gerar mais backlinks (guias, infográficos, estudos de caso)?
HM: Todo material tem potencial para gerar backlinks, seja um guia, um infográfico, um estudo de caso ou uma entrevista. O ponto-chave é a relevância do conteúdo para outros sites e a conexão que ele estabelece com os clientes. Além disso, é essencial saber como disponibilizar esse material. Não adianta ter um ótimo conteúdo se ele não estiver acessível ao público.

[Portal SEO] Como estabelecer parcerias com outras empresas e influenciadores para gerar backlinks?
HM: Para estabelecer parcerias de sucesso é fundamental entender que há uma troca de interesses dos dois lados. Respeito e clareza são essenciais. Trate as parcerias como relações profissionais sérias, sem promessas inalcançáveis ou tentativas de enganar o outro. Respeito, clareza e disposição para ajudar os parceiros são os pilares para uma colaboração eficaz.

[Portal SEO] Quais as principais métricas a serem monitoradas e como aplicá-las em sua estratégia?
HM: A Autoridade de Domínio é uma das principais métricas, mas também é importante considerar o nicho do site, a relevância dele para o mercado e o volume de acessos que ele recebe. Monitorar essas métricas ajuda a ajustar a estratégia de Link Building de maneira mais eficaz.

[Portal SEO] Como você percebe o futuro do link building?
HM: O link building é frequentemente declarado “morto”, mas a estratégia continua vital. Vejo o futuro do Link Building mais integrado com outras áreas de SEO e assessoria de imprensa. Profissionais precisarão entender melhor o SEO como um todo, mesmo atuando apenas com Off Page. O mercado será mais concorrido, mas haverá espaço para quem trabalhar corretamente e entregar bons resultados.

[Portal SEO] Que dicas você tem para dar aos profissionais que estão se especializando em link building?
HM: Aprenda a negociar, pois isso é parte do dia a dia de um profissional de link building. Tenha um panorama abrangente das outras áreas de SEO e saiba analisar seus clientes para definir estratégias claras e palpáveis. E, por fim, não acredite que o link building vai morrer.

[Portal SEO] Pode listar os erros mais comuns que se deve evitar e as melhores práticas para manter uma estratégia eficaz?
HM: A pressa é inimiga dos resultados em qualquer estratégia de SEO, especialmente no Link Building. Promessas inalcançáveis causam problemas com clientes e desviam do objetivo. Foco na qualidade, não na quantidade de backlinks. Tenha um processo bem desenhado e alinhado com seu cliente, esclarecendo o motivo de cada conquista. Mesmo que ainda não tenha chegado ao topo da SERP, demonstre progresso e que o tempo está dentro do previsto.

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