Tendências de SEO para 2024 inclui gerar conteúdo por IA

Além de auxílio na rotina, tecnologia ganha outras  funções. Topic cluster e link building estão entre as técnicas mais efetivas


Não há dúvidas de que o ano de 2023 mexeu com grande parte dos profissionais de SEO. Para grande parte deles, a principal surpresa foi perceber como a aplicação da Inteligência Artificial generativa nas tarefas do dia a dia pode  tornar tudo mais ágil. Mais do que isso, a tecnologia já é usada para gerar conteúdo e, a partir de agora, o céu é o limite.

Faltando pouco mais de um mês para 2024, os SEOs já devem começar a planejar suas estratégias com base em tendências para o ano que vem. Recentemente, um dos principais sites de notícias sobre SEO, o Search Engine Journal, publicou seu terceiro relatório ‘State Of SEO’ mostrando os caminhos mais indicados para orientar estratégias de SEO no próximo ano.

O estudo revela que criar conteúdo otimizado é a estratégia mais relevante para 17% dos profissionais de SEO que foram entrevistados e 14% pretendem dar mais atenção a este aspecto nos próximos 12 meses.  Entre as técnicas mais efetivas usadas recentemente, os SEOs destacaram topic cluster (12,8%); link building (11,8%); e palavra-chave long tail (10,2%). Quase 10% dos especialistas planejam focar em análise de dados nos próximos 12 meses, assim como entender a audiência (8,8%) e a intenção de busca do usuário (8,4%).

Automatizar tarefas e conteúdo

A Inteligência Artificial não poderia ficar de fora da lista de tendências para o ano que vem e o relatório State of SEO confirma a IA como uma ferramenta de auxílio na rotina de 72,4% dos profissionais de SEO. Mais de 81% deles disseram ter sido impactados pela IA generativa e 68% querem automatizar tarefas no próximo ano.

A pesquisa mostra que a Inteligência Artificial terá papel fundamental para a geração de conteúdo (11,1%); auditoria de conteúdo (10,7%); dados estruturados (7,5%); e análise de backlinks (7,4%). A terceira edição do State of SEO contou com a participação de 3.890 profissionais de SEO do setor B2B, B2C, assim como colaboradores de agências e prestadores de serviços ou freelancers independentes.

Fonte:
https://www.searchenginejournal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *