Flávia Crizanto, da Experta, mostra medidas específicas que o profissional de SEO deve tomar em cada vertente
Que o SEO é o principal responsável por colocar os sites nas buscas orgânicas, nenhum profissional de marketing tem dúvidas. Mas, dentro deste universo, existem duas vertentes, on-page e off-page, que precisam estar muito bem alinhadas para atingir o resultado esperado. A primeira, o SEO on-page, inclui fatores internos que definem o ranqueamento de um site e que melhoram a posição nos rankings de busca. Já o off-page se baseia em estratégias de backlinks, isto é, quando alguma URL do seu site é usada como referência em sites e blogs com certa autoridade na internet.
Para Flávia Crizanto, sócia fundadora da agência de marketing digital Experta, apesar de ambos estarem dentro do guarda-chuva do SEO, a estratégia para cada uma dessas frentes exige conhecimentos específicos e, nem sempre, o profissional de SEO domina os dois. Por isso, a executiva entende como fundamental o alinhamento em relação às ações e decisões de cada profissional. Segundo Crizanto, muitos projetos negligenciam uma vertente ou outra na hora do planejamento e só depois percebem o erro, quando os resultados esperados não aparecem.
A sócia fundadora da Experta falou sobre este assunto em sua palestra no SEO Summit, principal evento de SEO, que aconteceu este ano, abordando o tema “SEO off-page x on-page: como garantir um alinhamento de sucesso”. Confira a entrevista que Flávia Crizanto concedeu ao Portal SEO.
[Portal SEO] Quais os aspectos mais importantes que precisam de atenção para alinhar SEO off-page com on-page?
Flávia Crizanto: Acho que o primeiro ponto fundamental é entender que ambos fazem parte de um mesmo objetivo. Apesar de ser óbvio, ainda é comum ver profissionais tratando o on-page e off-page como se fizessem parte de um universo e propósitos diferentes. O que acaba, muitas vezes, subestimando ou superestimando um ou outro. Para ter certeza que ambas as frentes vão ter sucesso e estão alinhadas é preciso saber que os requisitos básicos de uma estratégia de SEO estão sendo seguidos e que estão gerando ações que nos deem clareza.
Outro ponto importante neste alinhamento é o profissional entender até onde vai o seu conhecimento sobre os aspectos on-page e off-page. Apesar de ambos serem SEO, a estratégia para cada uma dessas frentes exige conhecimentos específicos e é comum um único profissional não dominar todos eles (e está tudo bem), o que torna fundamental definir até onde vai a ação e as decisões de cada profissional.
Alguns pontos que devem estar muito bem alinhados:
- Entendimento da complexidade e dificuldade do projeto
- Nem sempre um termo trabalhado no on-page é o melhor para o off-page.
- Avaliação técnica das páginas de off-page.
- Textos-âncora precisam ser diversificados e naturais.
- Métricas de autoridade de domínio e página são apenas referências e não definidores do sucesso do projeto.
- Acompanhar os resultados on-page e URLs off-page.
[Portal SEO] Quais os desafios mais comuns para os profissionais de SEO que buscam alinhar o SEO on-page e off-page?
Flávia Crizanto: Acredito que entender quais os impactos mais importantes de cada frente de trabalho. É bem comum encontrar projetos que negligenciam o on-page ou o off-page na hora do planejamento e acabam por recorrer a um dos dois somente quando não alcançam os resultados esperados. Nesses casos, vemos situações em que os profissionais do on-page esperam um milagre vindo do off-page e vice-versa. Reforço que o ideal é ambos trabalharem em conjunto desde o primeiro momento.
O que tenho vivenciado de forma recorrente é o excesso de confiança de alguns profissionais em traçar estratégias sem levar em consideração as mudanças e atualizações do Google, insistindo em estratégias que estão caindo em desuso e que mais tendem a prejudicar do que a ajudar um projeto.
[Portal SEO] Como construir uma estratégia eficiente e fortalecer o SEO Off-page?
Flávia Crizanto: Para construir uma estratégia eficiente de off-page é preciso entender o perfil de autoridade do website que será trabalhado. O que passa pelos seguintes tópicos:
- Avaliar o SEO do site como um todo.
- Alinhar as expectativas: aumentar as palavras-chave indexadas; refinar os resultados de determinadas URLs e palavras-chave; etc.
- Documentar o perfil de autoridade de sites e comparar com o que será trabalhado. Assim, é possível determinar se o foco do on-page deve estar no domínio como um todo ou apenas em algumas URLs específicas.
- Definir o tipo de estratégia para aquisição de links, isto é, junto ao fortalecimento e divulgação da marca ou apenas a aquisição de links? No primeiro caso, a assessoria de imprensa e a produção de conteúdos ricos são uma boa escolha. Já para o segundo, é possível produzir e distribuir conteúdos informativos mais genéricos, mas de muita qualidade. Em ambos os casos a aquisição de backlinks acontece de forma mais natural e segura. Pessoalmente, prefiro evitar guest posts, compra de links e afins.
- Por fim, monitorar os resultados. Em uma boa estratégia off-page, todas as urls, palavras-chave, acessos e perfil de autoridade devem ser monitorados.