Conteúdo SEO gerado por IA não recebe penalidades

A inteligência artificial começa a fazer parte do dia a dia de muitos profissionais de marketing, inclusive os especialistas em SEO. Depois que o Chat GPD se tornou mundialmente popular, passou a ajudar pessoas a desenvolverem conteúdo otimizado para as buscas orgânicas a partir da ferramenta de IA criada pela OpenAI. Victor Pinheiro, CEO da martech Queen SEO, entende que a chegada da Inteligência Artificial traz a revolução nos processos de produção de conteúdo ao acelerar tarefas e abrir portas para um desempenho ainda mais eficiente e estratégico.

Nesse cenário, porém, a dúvida dos profissionais de SEO é se os algoritmos penalizam os conteúdos criados por Inteligência Artificial. Em fevereiro deste ano Renê Fraga, fundador do Google Discovery, afirmou que o Google não vai penalizar sites com textos escritos por IA. Segundo Fraga, Danny Sullivan, responsável pelo RP do Google Search, afirmou que a classificação de buscas se concentra na utilidade do conteúdo e não em como ele é produzido. “Isso significa que os artigos gerados pela IA não serão penalizados pelo Google desde que sejam úteis e relevantes para os usuários”, escreveu o fundador do Google Discovery.

Penalidades algorítmicas e manuais

Atualmente, existem algumas penalidades que o Google impõe para garantir a equidade e o jogo limpo no universo de buscas da internet. Para evitá-las o melhor caminho é conhecer de perto e, assim, evitar receber punições do Google. Lucas Maranho, fundador e CEO da liveSEO, destaca dois tipos de penalidades: algorítmicas e manuais. Segundo o CEO, penalidades algorítmicas são penalizações automáticas feitas pelos bots do Google durante a varredura das páginas e aplicadas instantaneamente, nem sempre com notificações. Já as penalidades manuais acontecem por meio de um revisor do Google para violações das diretrizes de qualidade do mecanismo de busca.

De acordo com Lucas Maranhão, a melhor forma de evitar penalidades e manter seu domínio a salvo é seguir as orientações do Google. “Gostando ou não, é ele quem faz as regras. Produza conteúdos excelentes, priorize a experiência de seu usuário, fique atento aos Google Updates, monitore a qualidade de seus backlinks e não pratique técnicas de Black Hat”, ensina.

Fontes:

Ecommerce Brasil

Google Discovery

mundodomarketing.com.br

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