Inteligência Artificial entra de vez na rotina do profissional de SEO

Tecnologia pode ser usada para otimização de tarefas do dia a dia, mas não consegue substituir o trabalho estratégico dos profissionais de SEO


A Inteligência Artificial ocupa a primeira posição do ranking de novas ferramentas usadas por profissionais de marketing em um cenário onde os especialistas em SEO otimizam não apenas seus projetos, como também sua própria rotina. Hoje, a IA é capaz de ir além da automatização de tarefas, podendo analisar o comportamento dos usuários e até ajustar o conteúdo para o perfil mais adequado.

Para Giulia Vibosi, coordenadora de SEO e CRM na Westwing, os conteúdos gerados por IA são uma realidade e podem ser úteis, especialmente para superar bloqueios criativos ou acelerar processos de pesquisa. “No entanto, entendo que eles complementam, mas não substituem completamente o trabalho inovador e estratégico dos profissionais de SEO. A expertise humana ainda é crucial para garantir a relevância e a qualidade do conteúdo”, conta Giulia, em entrevista ao Portal SEO.

Israel Vilela, especialista em soluções e projetos de IA Intelbras, acredita que é cada vez maior o entendimento sobre os benefícios relativos ao uso desta tecnologia nos processos empresariais, mas existem desafios para os profissionais aplicarem a IA em sua rotina. “No cenário atual, cada vez mais o profissional precisa se ajustar de acordo com as necessidades do mercado, usando a Inteligência Artificial para  proporcionar rapidez e consistência no dia a dia”, diz.

Integração, erros comuns e dicas de ferramentas

De acordo com a coordenadora da Westwing, para os profissionais de SEO implementarem a IA na rotina de trabalho, o mais indicado é começar pela integração das ferramentas de inteligência artificial que possam ajudar em tarefas específicas como redação de conteúdo ou análise de palavras-chave. “Procure usar a inteligência artificial como uma ferramenta para melhorar a qualidade do conteúdo, mas sempre revise e refine tudo o que for gerado por IA”, aconselha Giulia Vibosi.

Segundo o especialista em IA, os profissionais precisam evitar erros comuns cometidos por quem começa a usar a Inteligência Artificial na sua rotina de trabalho. “Um dos erros principais é achar que a IA vai ter resposta para todos os casos. Na maioria deles, ela consegue solucionar problemas e dar respostas em tempo hábil, mas ainda existe a chance de faltar respostas para algum tipo de solução”, lembra Vilela.

Entre as ferramentas de IA mais importantes e essenciais para os profissionais de SEO, Giulia destaca as suas preferidas. “Indico os plugins do ChatGPT-4 para otimizar conteúdos, automatizar tarefas e analisar dados. O Google Bard para criar documentações mais aprofundadas e o Bing para respostas mais criativas. As ferramentas como LiveChat, Niara, Perplexity, DALL-E, Copy.AI e Writesonic, facilitam a comunicação, a análise e a otimização de conteúdo. Lembre-se de monitorar o desempenho e faça ajustes conforme necessário”, completa a coordenadora de SEO e CRM na Westwing.

Fontes:
https://www.linkedin.com
https://www.westwing.com.br/

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