Como usar as redes sociais para maximizar estratégia SEO

Como usar as redes sociais para maximizar estratégia SEO

Camila Porto, referência em marketing digital, mostra como os perfis nas redes sociais multiplicam a presença de uma marca nos resultados do Google


As estratégias SEO estão cada vez mais integradas às redes sociais justamente pelo aspecto mais importante para os profissionais especializados: o tráfego orgânico. Hoje, a SERP (search engine results page, em português, página de resultados de pesquisa) já abre espaço para postagens feitas em redes sociais como Youtube, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Essas plataformas seguem conquistando usuários dia após dia e de acordo com uma pesquisa feita pela agência We Are Social, o Facebook é a maior rede social que existe no mundo, com quase 3 bilhões de contas cadastradas. Já o YouTube, que sempre teve espaço, ganha ainda mais destaque nas SERPs com o novo formato ‘shorts’. Isso mostra que a presença nas redes sociais é capaz de multiplicar a visibilidade de uma empresa, mas é preciso entender como ela pode ajudar.

No Brasil, Camila Porto é uma das maiores referências em marketing nas redes sociais, em especial na maior delas, o Facebook. Em sua trajetória, Camila ensinou milhões de pessoas a usarem a rede social como ferramenta estratégica de vendas e, desde 2021, se dedica ao Pink Fire, portal de conteúdo sobre o universo da tecnologia e cotidiano. Em entrevista exclusiva ao Portal SEO, a empreendedora destaca o papel das redes em uma estratégia SEO, os desafios da integração entre as partes, além de dicas para o profissional de SEO maximizar a visibilidade online pelas redes sociais.

[Portal SEO] Atualmente, como você avalia o papel das redes sociais na estratégia SEO?
Camila Porto: Cada vez mais as redes sociais vêm tomando espaço nos resultados do Google. O YouTube, por exemplo, sempre teve um papel de destaque e agora com o shorts, ainda mais. Ter presença nas redes sociais é uma forma de multiplicar sua presença no Google também. Quando um cliente busca pelo nome da marca, resultados de perfis no Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok costumam aparecer entre os primeiros. Desta forma, a presença estratégica nas redes sociais é uma excelente aliada ao papel do SEO para ser encontrado.  

[Portal SEO] Considerando que a taxa de entrega de conteúdo orgânico nas redes sociais é baixa, qual a melhor forma de contribuir com o SEO da empresa/marca usando as redes?
Camila Porto: Uma das formas possíveis é fazer a derivação de conteúdo das redes para um site ou blog, por exemplo. Transformar um conteúdo do Instagram em um post do blog, promover um post do blog no TikTok e assim por diante. Além disso, ter perfis otimizados para buscas, usando palavras-chave relevantes na Bio e posts, ajudam muito no conceito de SERP domination. Em alguns nichos como negócios locais, por exemplo, pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes.

[Portal SEO] Quais os desafios para integrar as redes sociais à estratégias SEO?
Camila Porto: Ao mesmo tempo em que as redes sociais exigem conteúdos curtos e mais quantidade, o Google vem cobrando cada vez mais qualidade nos sites e blogs. Atualizações como o Helpful Content (sistema desenvolvido para identificar conteúdos úteis e melhorar a experiência do usuário), por exemplo, fez com que vários sites perdessem tráfego por terem conteúdos mais rasos. Entender as demandas de cada canal e separar a produção de conteúdo de acordo com as tendências é um dos maiores desafios de integração. É preciso estar atento a várias coisas que podem custar tempo e dinheiro. Dependendo do tamanho da empresa, isso é um ponto a considerar. 

[Portal SEO] Quais dicas você sugere para os profissionais de SEO maximizarem a visibilidade online de uma marca/empresa pelas redes sociais?
Camila Porto: As frentes mais importantes estão na escolha e definição de palavras-chave relevantes para o setor e usá-las de forma natural nas postagens e perfis sociais. Otimizar os perfis com informações relevantes. Incluir palavras-chave, uma descrição envolvente e links para o site da empresa. Ao postar conteúdos, também é importante o uso de descrições focadas nas palavras-chave da empresa, hashtags e formas de ser encontrado pela audiência ao buscar por esse tipo de informação no Google ou nas próprias redes sociais.

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Fontes:
https://www.pinkfire.com.br/
https://wearesocial.com/us/ 

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