Felipe Bazon, CSO da agência Hedgehog, afirma que SEO é essencial para o marketing devido à intenção das pessoas com as buscas orgânicas
Toda vez que uma pesquisa é feita no Google ou em qualquer outro buscador, o usuário mostra sua intenção de conseguir uma solução para uma necessidade. De acordo com Felipe Bazon, CSO (Chief SEO Officer) da agência de SEO Hedgehog Digital, essa é a essência do marketing de intenção, isto é, entregar aquilo que o consumidor quer, no momento em que ele procura.
Durante o Digitalks Florianópolis, evento que reúne especialistas em marketing e tecnologia, Bazon afirma que o SEO está totalmente relacionado à intenção e não apenas em chegar na primeira posição das buscas orgânicas. Para o especialista, além do bom posicionamento no ranking, os profissionais de SEO precisam entender qual é a intenção do consumidor para desenvolver melhores estratégias.
Em entrevista exclusiva ao Portal SEO, Felipe explica a relação entre o nome da agência e a cultura empresarial; o tempo médio para que um projeto de SEO dê resultados concretos; e como a intenção é cada vez mais essencial para o marketing das empresas.
Assim como na reportagem sobre estratégias disruptivas de SEO, confira o áudio da entrevista feita durante o evento:
Marketing de intenção e relação com o SEO
[Portal SEO] Como você vê o poder de intenção do marketing impactando as estratégias de SEO?
Felipe Bazon: O SEO já é sobre intenção. Toda vez que a gente utiliza o google a gente está demonstrando uma intenção. E eu quero que as pessoas entendam que essa intenção, que tem a ver com a forma como as pessoas trabalham SEO, é essencial para a estratégia de marketing. SEO não é só sobre a gente fazer uma estratégia que vai te colocar na primeira posição, mas a ideia é mostrar que, entendendo a intenção e com bom trabalho de SEO, a gente consegue potencializar as estratégias de marketing.
[Portal SEO] Podemos dizer que o trabalho dos SEOs é como a vida de um ouriço, que precisa se adaptar às adversidades e blindar-se contra os concorrentes?
Felipe Bazon: …e ganhamos muito bem em equipe. Eu sou de uma época em que o SEO tinha que fazer tudo: planejava, fazia o código, conteúdo, link building.. Hoje, a gente vai se especializar em diferentes áreas. Por exemplo, na Hedgehog a gente tem um squad para cada projeto, com especialistas em estratégia, gerente de projetos, especialista técnico, de conteúdo e de link building. Com isso você tem que saber trabalhar em equipe, saber orquestrar essa equipe.
Naquela época em que tínhamos que fazer tudo, sempre tínhamos uma área em que não éramos tão bons. Programação, por exemplo, eu sabia mexer, mas tinha certa dificuldade..aí tive que aprender mais, estudar, a mesma coisa com link building e conteúdo. Então, o nome da agência vem do ouriço, porque dentro do folclore britânico, se é que podemos chamar assim, o ouriço é o único animal que não é atacado pela raposa, porque ele se adapta às adversidades, é resiliente e trabalha muito bem em equipe. Características que as pessoas permeiam em nossa cultura empresarial e buscam nos SEOs que as pessoas contratam.
[Portal SEO] Na sua visão, qual a perspectiva média de tempo que uma estratégia de SEO leva para apresentar resultados, considerando pequenas e médias empresas que estão descobrindo o SEO?
Felipe Bazon: Olha, para voltar essa entrevista oficial do SEO, eu vou ter que usar o depende, né? Cara, para uma pequena/média empresa, eu diria que um ano de investimento para a gente ver um bom retorno. Muitas vezes, o profissional coloca 6 meses para deixar um pouco o cliente, tentando ele um pouco mais tranquilo, só que acaba não sendo isso. Um ano é um tempo de amadurecimento bom para um projeto de SEO. Para mim, a hora que você atinge um bom ponto de SEO não é só com os primeiros resultados, você até pode chegar ao top 3 em seis meses, gerar contribuições, mas a hora que ele atinge um ponto legal é quando você não tem que investir mais e os resultados estão crescendo exponencialmente. E isso acontece depois de um ano. isso é dizer que o SEO está dando resultado.
[Portal SEO] O que você falou hoje para um profissional de SEO que você ainda não teve a oportunidade de falar?
Felipe Bazon: Não deixe de continuar estudando. Eu reforço isso todo treinamento que a gente tem na agência, sexta-feira da manhã, quando tenho duas horas de téti-a-téti com a equipe. Um bom SEO tem que estudar, não pode parar de estudar. Para aqueles que não querem ouvir a palavra ‘estudar’, podem ser pesquisados, aprofundar o conhecimento. Use o termo que quiser, mas quem não tá assinando algumas newsletters, lendo os principais blogs, estudando as diretrizes do Google.. tem que estar em constante evolução, constante educação e constante busca por conhecimento. Não pare de estudar.