Como o vazamento do Google impacta as estratégias de SEO

Principais especialistas em SEO se reúnem em mesa redonda para debater o assunto e compartilhar ideias e visões sobre os fatos


Para os profissionais de SEO, conhecer os detalhes de todo o funcionamento dos algoritmos de busca do Google que classificam as páginas nas SERPs é um sonho que parece ter se tornado realidade. O vazamento de documentos internos sobre os bastidores de como funciona o ranqueamento feito pelo Google incluem, por exemplo, o tipo de dados que o Google coleta; a priorização de sites em tópicos sensíveis; o conceito EEAT (experiência, especialização, autoridade e confiabilidade); entre outros.

As informações contidas nos documentos vazados trazem dúvidas sobre a veracidade do Google em relação ao funcionamento do seu algoritmo de busca nos últimos anos. De acordo com Rand Fishkin, especialista em marketing digital responsável pela reportagem que noticiou o vazamento, os dados do Google Chrome são usados na classificação, contrariando representantes da empresa que sempre negaram essa informação.

Ao todo, os 2,5 mil documentos que vieram a público mostram que são mais de 14 mil fatores levados em consideração para definir o ranqueamento nas buscas. A big tech emitiu nota sobre o vazamento com o seguinte conteúdo: “Recomendamos cautela ao fazer suposições imprecisas sobre a Busca com base em informações fora de contexto, desatualizadas ou incompletas. Já tornamos público um conjunto amplo de informações sobre como a Busca funciona e os fatores que nossos sistemas levam em consideração, ao mesmo tempo em que trabalhamos para proteger a integridade de nossos resultados”.

Impacto em futuras estratégias de SEO

Neste cenário, alguns dos principais profissionais de SEO do Brasil se reúnem para debater o vazamento do Google e também outro assunto que envolve o maior buscador do mundo, a AI Overviews. Trata-se de uma nova função de Inteligência Artificial que mostra resumos no topo dos resultados de pesquisa, mas que foi desativado após apresentar resultados incorretos.

A Mesa Redonda de SEO acontece dia 13 deste mês e terá a presença de Laura Bernardes, coordenadora de conteúdo da Hedgehog Digital; Ewerton Silva, especialista em SEO com mais de 6 anos de experiência na RD Station; John Martin, empresário, especialista, consultor e professor de marketing digital; Pedro Dias, especialista em SEO técnico e fundador da Visively; Lisane Andrade, CEO e fundadora da Niara.ai; Júlia Neves, especialista em SEO e marketing de conteúdo, mais conhecida como Júlia do SEO; liderados por Felipe Bazon, co-fundador e CSO da agência de SEO Hedgehog Digital.

O objetivo do evento online é mostrar aos profissionais de SEO como a AI Overviews e o vazamento de dados do Google podem impactar futuras estratégias em SEO. Além disso, a mesa redonda traz as respectivas visões de cada especialista convidado sobre os recentes acontecimentos envolvendo a big tech. Saiba mais sobre o evento online neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *