A evolução do SEO e um olhar para o futuro da profissão

Conteúdos profundos e envolventes assim como pesquisa por voz e uso de inteligência artificial são as principais tendências que marcam a evolução do SEO


No ano de 2024 presenciamos mudanças rápidas e profundas no algoritmo de buscas orgânicas que exigem mais do que adaptação das empresas, talvez a evolução seja a palavra mais adequada para isso. Aqui no Portal SEO a nossa maior missão é ajudar profissionais e empresas a navegarem por um cenário um tanto desafiador e nada melhor do que olhar para o futuro e refletir sobre o que nos espera.

Nos últimos anos, o cenário para o profissional de SEO no Brasil tem apresentado evolução em relação a muitos aspectos, mas, em especial, a maturidade. Se as empresas e empresários antes tinham dúvidas, hoje eles já conhecem a importância de investir em estratégias de SEO bem estruturadas. Como resultado, percebemos o aumento da competitividade entre os profissionais do setor, que buscam cada vez mais qualificação.

A reportagem do Portal SEO sobre conteúdo de alta qualidade reforça que esta é uma das principais tendências que se consolida neste segmento. Principalmente porque o Google, com suas constantes atualizações de algoritmo, tem se tornado cada vez mais eficaz em priorizar sites que oferecem informações relevantes e valiosas para os usuários. Isso significa que não basta apenas produzir conteúdo; é preciso que ele seja excepcional.

Olho no futuro do SEO
Conteúdos focados apenas em palavras-chave estão perdendo força, enquanto materiais profundos e envolventes estão em ascensão, especialmente os formatos multimídia, vídeos, infográficos e podcasts, que se tornam peças-chave na estratégia de SEO. Outro aspecto crucial que não pode ser ignorado é a experiência do usuário (UX) em dispositivos móveis, considerando que a maioria dos brasileiros acessa a internet via celular.

Olhando para o futuro do SEO vejo a pesquisa por voz e a inteligência artificial (IA) se tornando cada vez mais populares e, por isso, as empresas devem começar a investir em otimização para buscas conversacionais. No Brasil, o uso de tecnologia de buscas por voz ainda está crescendo e mostra que aqueles que se adaptam mais rapidamente para essas pesquisas têm um diferencial competitivo.

Com este cenário, o profissional de SEO no Brasil precisará acompanhar e entender as nuances do mercado local e, literalmente, abraçar as novas tecnologias para se destacar. A boa notícia é que o Portal SEO está comprometido com a entrega das melhores práticas, insights e novidades para que o nosso leitor esteja sempre um passo à frente. Vamos juntos explorar as novas fronteiras do SEO e transformar desafios em oportunidades. O mercado está evoluindo e é hora de se preparar para o que vem pela frente.

Por: Thiago Terra, Editor do Portal SEO.

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