Pesquisa diz que comprovar impacto positivo da profissão é o maior desafio e principal recompensa para os profissionais de marketing de busca
Trabalhar com SEO está menos atraente em 2024 do que esteve ano passado. Os dados da pesquisa Carreira e Salário, feita pela Search Engine Land, mostram que a insatisfação entre os profissionais de marketing de busca aumentou nos últimnos 12 meses. Este ano, 67% dos especialistas nesta área do marketing dizem estar pouco ou extremamente satisfeitos com seu trabalho, quase 10% a menos do que foi registrado na mesma pesquisa em 2023.
Enquanto somente 19% está extremamente satisfeito com seu trabalho em 2024, os números do ano anterior apontavam 25% referente a este quesito. A insatisfação no trabalho atinge 20% dos entrevistados este ano, número 7% a mais do que em 2023, quando a pesquisa registrou 13%. Outros dados mostram que os desafios que a maioria (54%) dos profissionais de marketing de busca enfrentam, o principal é garantir recursos como tempo, talento e dinheiro.
Reconhecimento como desafio e recompensa
O principal desafio do marketing de buscas é, ao mesmo tempo, o que mais representa o bom trabalho do profissional desta área, segundo a pesquisa. Para 43% dos participantes, demonstrar e comprovar o impacto comercial positivo do marketing de buscas nas empresas foi o principal desafio este ano. Ao mesmo tempo, 55% apontam esse aspecto como o mais gratificante do seu trabalho.
Quase todos os entrevistados (97%) têm como prioridade aumentar sua renda esse ano, 49% esperam reduzir o estresse relacionado ao trabalho, 47% querem ser mais produtivos e 46% esperam ganhar uma promoção. O estudo ainda mostra que 81% dos profissionais de marketing de busca que ocupam cargos de diretoria têm como principais responsabilidades pesquisar e recomendar novos produtos de tecnologia de marketing. A pesquisa foi feita com 291 indivíduos, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.