Gmail impõe novas regras para envios de email a partir de 2024

Todos os dias, o Google consegue bloquear cerca de 15 bilhões de e-mails indesejados na caixa de entrada dos usuários da plataforma Gmail. Após quase duas décadas do seu lançamento, as ameaças de hoje são mais complexas e isso motivou a empresa a tomar medidas para 2024. Em comunicado feito pelo Google, dia 3 de outubro, Neil Kumaran, gerente de produtos de grupo, segurança e confiança do Gmail, confirma a chegada de novos requisitos para remetentes que enviam mais de cinco mil mensagens por dia para endereços de email do Google.

Em 2022 a plataforma passou a exigir autenticação dos e-mails enviados para um endereço do Gmail, ajudando a organizar a caixa de entrada ao mesmo tempo em que bloqueia bilhões de mensagens maliciosas. A partir de fevereiro do ano que vem o Gmail terá novas exigências para os remetentes em massa, com base em autenticação, cancelamento fácil e limite de taxa de spam.

E-mail autenticado

Para garantir que os usuários do Gmail possam confiar na origem do e-mail recebido, a plataforma exige que os envios em grande volumes tenham sua lista de email autenticada e, assim, evitar ataques e ameaças aos que usam o Gmail.

Cancelamento fácil

Outra novidade imposta pelo Gmail é a forma simples e rápida que as listas devem oferecer para o cancelamento dos usuários cadastrados. Diferente de hoje em dia, onde é necessário alguns passos antes de cancelar um cadastro, o Gmail exige que o descadastramento esteja a apenas um clique do usuário. Além disso, a plataforma entende que o prazo máximo para o cancelamento deve ser de dois dias.

Taxa de spam

Para 2024 o Gmail quer que os disparos de e-mail em massa, feitos para mais de 5 mil endereços, tenham a certificação de que são e-mails desejados.  O gerente de produtos de grupo, segurança e confiança do Gmail afirma que é necessário um limite de taxa de spam para os remetentes, que devem permanecer abaixo para garantir que não enviam mensagens indesejadas para os usuários do Gmail.

Para facilitar o alinhamento das empresas com as novas medidas, a plataforma oferece orientações para os interessados em conhecer as novas regras antes da aplicação, que está marcada para fevereiro de 2024.

Fonte: https://blog.google/

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