Google aplica novas regras para envios de e-mail em fevereiro

Mensagens enviadas para mais de 5 mil contatos por dia precisam de autenticação, cancelamento fácil e limite de spam


Estamos chegando perto da data em que o Google inicia uma fase mais rígida com novas regras para o envio de e-mails em massa. A partir de fevereiro, as contas do Gmail terão controle maior para remetentes que enviam e-mails para uma lista com mais de 5 mil contatos. Assim, toda pessoa ou empresa que pretende atingir essa quantidade de disparos em um dia precisará seguir diretrizes específicas para não caírem diretamente nas caixas de spam dos usuários do Gmail.

Para se adequar aos padrões Google, é preciso que esses remetentes de envio de e-mails em massa façam a autenticação de suas mensagens a partir de protocolos como SPF, DKIM ou DMARC. Todas essas siglas representam sistemas de autenticação para o envio de e-mails, o que ajuda a fortalecer a segurança para quem envia, garantindo a entrega das mensagens aos seus destinatários.

Cancelamento e limite de spam

Além disso, outra exigência do Gmail a partir de fevereiro e que também vale para os disparos de e-mail em grande volume é a opção de cancelar a assinatura em apenas um clique. O prazo para os remetentes atenderem o pedido de cancelamento de assinatura não pode ultrapassar dois dias úteis.

Outra regra estabelecida pelo mais famoso motor de buscas online do mundo inclui a política de que os remetentes de e-mails em massa devem permanecer abaixo do limite de spam que o Google estabelece. Abaixo estão algumas orientações sobre como as empresas podem evitar que suas mensagens sejam rotuladas como spam.

  • Usar serviço de envio de e-mail confiável.
  • Manter a lista de e-mail atualizada, sem pessoas inativas ou não engajadas.
  • Separar a lista em diferentes segmentos.
  • Criar conteúdo personalizado para melhorar o engajamento.
  • Permitir ao usuário o cancelamento fácil da assinatura.

Em relação aos remetentes que trabalham com listas de e-mail menores, com menos de 5 mil contatos, não há riscos de se tornarem spam. Inclusive, ao seguir os novos padrões impostos pelo Google, a capacidade de entrega desses remetentes de e-mail será maior. Com os novos requisitos, a empresa global de pesquisas online espera reduzir spam e envios indesejados.

Fonte: https://www.searchenginejournal.com/

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