Como usar e-mail marketing para potencializar estratégias de SEO

Especialistas destacam personalização, coleta de dados que qualificam a estratégia e maior probabilidade de conversões


O e-mail marketing é uma das ferramentas mais antigas do marketing moderno e também a que traz melhores resultados para empresas que investem nesse modelo de comunicação com seu cliente. Apesar de desacreditado e, para muitos, uma ferramenta ultrapassada, o relatório State of Marketing 2022 mostra que 95% dos profissionais de marketing consideram um ótimo canal para melhorar os resultados do negócio. Além disso, os participantes do estudo feito pela Hubspot em parceria com Rock Content, Litmus e Wistia entendem que o e-mail marketing é mais eficaz do que estratégias de buscas orgânicas e mídias sociais.

Para Bruna Jordão, gerente de SEO e de conteúdo da agência Yooper, as principais vantagens que o e-mail marketing traz para as estratégias SEO é o tráfego de qualidade para o site. “A base está familiarizada com a sua marca e o tráfego de usuários recorrentes tende a ser oito vezes maior que o de novos usuários. Por isso, combinar sua estratégia de e-mail com o SEO é fundamental para qualificar o conteúdo do site, usando a taxa de abertura dos e-mails como métrica de validação para diferentes fatores. E-mails geram dados que qualificam toda a estratégia de SEO e aumentam a sua probabilidade de conversões recorrentes”, explica.

Diogo Monteiro, diretor da agência Gênio do Email, especializada em personalização de experiências em e-commerces, acredita que a ferramenta tem os mesmos objetivos que o SEO já que ambos visam aumentar a visibilidade e a confiança em uma marca, entregar o conteúdo certo para a pessoa certa e acelerar a jornada de compra. “O papel do profissional de marketing é criar a ponte entre esses canais. O e-mail marketing tem maior média de ROI, e pode dar um retorno de até 43 vezes o investimento. Ele gera tráfego qualificado, ou seja, visitantes recorrentes no seu site que, consequentemente, ficarão mais tempo navegando. Esses sinais são captados pelo Google e determinam sua posição no mecanismo de busca”, diz.

Menos genérico e mais pessoal

De acordo com a gerente de SEO e de conteúdo da agência Yooper, existem alguns aspectos que fazem a ferramenta gerar tráfego qualificado para sites e lojas online. “Fatores de personalização que façam o e-mail ser o menos genérico e o mais pessoal possível são a garantia de uma boa performance. Além disso, uma das dicas que relacionam SEO e e-mail marketing é aproveitar as palavras-chaves da lista de keywords meta para criar conteúdo útil, que responda perguntas reais dos usuários, tirando seus e-mails do campo do achismo informacional e focando em conteúdos que geram transformação, não apenas informação”, ensina Bruna Jordão.

Segundo a gerente da Yooper, hoje em dia as estratégias de e-mail marketing precisam focar principalmente em fortalecer o relacionamento com a base. “Antes de bombardear sua lista com uma sequência de e-mails sobre promoções, ofertas e novos produtos, foque em oferecer valor. Conte histórias, apresente fatos, mostre como o seu produto ou serviço já foi útil para casos reais de clientes. Aproxime sua base da essência do seu negócio, não só dos seus produtos”, aconselha. “Os aspectos mais importantes de qualquer estratégia de email marketing são: consentimento e segmentação. Para um negócio online, é importante automatizar alguns aspectos do seu programa de e-mail marketing com automações que “avançam” o lead para o próximo passo da jornada”, completa Diogo Monteiro.

 

Fonte:
https://yooper.com.br/
https://geniodoemail.marketing/

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