Trends pode avaliar marcas e domínios, além de conteúdo SEO

Para grande parte dos profissionais de marketing digital, não apenas SEO, o Google é mais do que uma ferramenta de pesquisa. Dentre as diversas opções de funcionalidades e aplicativos que a plataforma oferece ao seu usuário, uma delas, o Trends, que mostra tendências de pesquisas na internet, é um prato cheio para os profissionais que produzem conteúdo otimizado para as buscas orgânicas. Contando com a chancela do maior buscador do mundo, o Google Trends  é uma das ferramentas mais usadas para medir a popularidade dos termos pesquisados pelos usuários na internet. 

Hoje, porém, alguns profissionais de SEO usam o aplicativo em estratégias que complementam a produção de conteúdo. De acordo com um artigo publicado por Lucas Amaral, estrategista de conteúdo e redator SEO da Conversion, uma das principais agências de SEO do Brasil,  as funcionalidades da ferramenta vão além da segmentação básica. “Share of Search é uma métrica utilizada para avaliar a popularidade de uma marca dentro de sua categoria de mercado. Revela o quanto ela é relevante dentro de seu segmento. Esses dados são extraídos do Google Trends e trazem à tona a percepção do market share de uma empresa”, afirma Lucas Amaral.

O especialista em SEO da Conversion também destaca outro recurso, o descobrimento de palavras-chave, que trazem ideias de palavras-chave com base no termo original da busca. “Diferentemente das pesquisas relacionadas, os assuntos relacionados trazem temas comumente buscados por quem realiza pesquisas sobre o termo original. Essa é uma ótima maneira de identificar os interesses da sua persona”, ensina Lucas Amaral. 

Além do conteúdo SEO

Para Nathalia Pompermaier, especialista em estratégias de conteúdo e SEO, o Google Trends tem funções que não são muito utilizadas e que podem ser essenciais para outras estratégias, além da produção de conteúdo SEO. “Na definição do nome de uma marca, o Trends pode ajudar na análise de buscas pelo termo que representará a empresa. Outra situação em que o Google Trends pode apoiar uma análise é na definição de um domínio”, explica.

Segundo Nathalia, apesar de existir diversas outras ferramentas que auxiliam o profissional de SEO, seja para quem está iniciando ou para quem precisa de acesso rápido a dados, o Google Trends tem tudo o que é necessário. “Acredito que essa é uma ferramenta simples, gratuita e que pode contribuir bastante”, completa Nathalia Pompermaier.

Fontes:

https://www.linkedin.com

https://www.conversion.com.br/

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